Blog

7 formas de tornar seu estoque mais organizado e eficiente

O estoque é um dos pontos mais importantes de uma empresa. Portanto, manter o estoque mais organizado e eficiente é um ponto estratégico de uma boa gestão.

Um bom controle de estoque, basicamente, consiste em registrar, fiscalizar e gerenciar tudo o que entra e sai. Portanto, deixá-lo organizado é sinônimo de redução de custos e prevenção de perdas, além de evitar prejuízos e outros problemas, como por exemplo, de logística.

Para te ajudar, a Kcollector preparou este artigo, com 7 dicas para tornar o seu estoque mais organizado e eficiente.

Como manter o estoque mais organizado e eficiente

A organização do estoque é uma prática que deve fazer parte da rotina de uma empresa, não importando de qual setor seja. Ao contrário do que muita gente pensa, um estoque mais organizado e eficiente, não necessariamente é um estoque cheio.

Na verdade, um estoque cheio sem necessidade, significa dinheiro parado. Por isso, a organização é importante. Para que você mantenha no seu estoque somente o que precisa, de acordo com a demanda. Confira, a seguir, 7 formas de tornar o seu estoque mais organizado e eficiente.

1- Inventários

Um inventário talvez seja o ponto mais importante para a organização do estoque. Contar e listar os produtos estocados, reduz custos e também previne perdas. Para otimizar o trabalho, é possível contar com o auxílio de um coletor de dados. Dessa forma, você pode contar seus produtos com mais frequência.

2- Tenha uma estratégia de reposição

Você pode optar entre reposição contínua ou periódica. O ideal é escolher por aquele que atende melhor sua demanda. Economizar ao comprar em quantidade ou ter apenas o que é necessário?

3- Otimize seu estoque

Uma das formas de manter seu estoque mais organizado e eficiente, é mantendo também o equilíbrio. O coletor de dados pode auxiliar, permitindo informações, como por exemplo, a rotatividade da mercadoria. Com isso, é possível gerir o seu estoque, em relação à faltas ou excessos de produtos.

4- Otimize a separação

Mantenha seus itens estocados de acordo com padrões. De tamanho, de rotatividade e de similaridade, por exemplo. Um sistema de gestão e o coletor de dados, ajudam na hora da tomada de decisão de estocagem.

5- Campanhas para produtos parados

Promova os produtos que estão parados ou com baixa rotatividade. O coletor de dados permite que você tenha informações sobre entradas e saídas dos produtos. Portanto, acompanhe sempre e, para os produtos parados, crie campanhas para que eles possam sair mais rápido.

6- Gestão de demanda

É importante você conhecer a demanda dos seus produtos. Isso evita que produtos com baixa rotatividade sejam comprados em excesso, por exemplo. Lembre-se que produto parado significa dinheiro parado.

7- Automatize

É mais difícil um sistema errar do que um colaborador. Portanto, automatizar parte do seu processo de gestão, ajuda na otimização do trabalho. Tanto em tempo, quanto em custo. Com um bom sistema e um coletor de dados, você tem todas as informações necessárias disponíveis, para ajudar na tomada de decisões.

Agora que você já sabe como manter o seu estoque mais organizado e eficiente, continue acompanhando o nosso blog. Sempre trazemos as principais dicas para a gestão eficiente do seu negócio, por meio de coletores de dados.

7 formas de tornar seu estoque mais organizado e eficiente was last modified: maio 21st, 2019 by KCollector Coletor de dados
Nenhum comentário
Publicar um comentário

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com