Blog

Custo de estoque como determinar e calcular

Custo de estoque: como determinar e calcular

O cálculo do custo de estoque é essencial para qualquer empreendimento que queira lucrar e não perder dinheiro. Para realizar este processo você precisa levar em consideração alguns fatores, além de seguir diretrizes básicas. Aprenda a fazer a determinação e cálculo do que você gasta a seguir. Isto, sem dúvidas, vai melhorar ainda mais os resultados de seu empreendimento.

Principais informações sobre o custo de estoque

De forma geral, o custo de estoque é o resultado da soma de diversas despesas. Estas incluem, por exemplo, armazenamento de mercadorias e gastos para funcionamento do negócio. Desta forma:

  • É importante dividir os custos totais em gastos menores. Isto inclui a manutenção, uma eventual perda de vendas (custo de falta) e o envio de pedidos para o cliente;
  • Para determinar o custo de estoque também é necessário é ver o quanto se gasta com cada aspecto para mantê-lo. Aqui entra luz, segurança, aluguel de espaço (se houver) e demais itens relacionados;
  • Toda a logística envolvida para garantir que o seu estoque esteja pronto para atender as demandas do cliente também deve ser calculada. Além do que já foi citado, você deve ter em mente os custos de risco, como mercadorias estragadas ou obsoletas.

Estes são os fatores principais que determinam o custo de estoque. E para saber o quanto você gasta no total, há algumas formas simples e eficazes.

As melhores formas de calcular

Para garantir que tudo esteja discriminado de forma correta, é preciso ter o controle total de suas despesas. Além disso, algumas técnicas simples podem dar o resultado de seus gastos:

  • Saiba o custo de capital total para seu estoque, pois são os maiores gastos. Depois, faça um comparativo com os demais gastos da empresa e veja a porcentagem destinada a esta área;
  • Você também pode estabelecer, a partir do total de gastos mensais de sua empresa, uma média para quanto deste valor é destinado ao estoque;
  • Outra maneira bastante eficiente de calcular o custo de estoque é colocando 20% a taxa de juros de empréstimo do período. O total dará uma estimativa precisa do quanto você gasta.

Após calcular o custo de estoque, você sabe se é possível diminuir os custos desta área para a sua empresa?

Dicas para diminuir o custo

Se você chegar à conclusão de que está perdendo dinheiro, há algumas alternativas para diminuir o custo de estoque de sua empresa:

  • Conte com programas de gestão para ajudá-lo. Ferramentas como a KCollector são ideais para gerir o estoque de sua empresa, e consequentemente otimizar custos;
  • Invista em técnicas de redução de perdas. Boas alternativas são queimas de estoque e uma reserva de produtos de segurança;
  • Não deixe de atualizar seus produtos e ter uma equipe de confiança. Pessoas empenhadas em um bom trabalho, e produtos dentro das tendências atuais diminuirão bastante seus custos.

Estas são técnicas bastante eficientes para determinar e calcular seu custo de estoque. Aplicá-las vai, certamente, ajudá-lo a melhorar a eficiência de seus produtos e sua empresa.

Custo de estoque: como determinar e calcular was last modified: abril 9th, 2019 by KCollector Coletor de dados
Nenhum comentário
Publicar um comentário

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com