Blog

Visão coletor de dados KCollector

Vai uma dica de como lidar com produtos sazonais no controle de estoque?

O controle de estoque sem automação enfrenta um grande desafio: Os produtos sazonais. Ou seja, aqueles produtos que são típicos em determinados períodos do ano e que obedecem uma ordem de clima, estação, etc.

Vamos aos exemplos: Algumas frutas são sazonais, como aquelas tradicionais da ceia de natal. Ou seja, quando o período natalino chega, a busca por aquele produto específico aumenta.

No entanto, ao passar da época, a demanda por aquele produto diminui exponencialmente. Isso quer dizer que, se a empresa comprou mais do que devia do fornecedor, inevitavelmente terá produto parado no estoque.

Nós sabemos o que isso gera: Os produtos estragam, ou não deixam o dinheiro rodar, não gerando lucro para a empresa. Com picos de altos e baixo, é difícil ter um controle de estoque assertivo quando o assunto é produtos sazonais. Por isso, o fundamental é ter um controle de estoque com otimização tecnológica.

Controle de Estoque: A tecnologia a seu favor

Com grandes picos de busca, mas que duram poucos meses (às vezes de dois a três meses), os produtos sazonais enfrentam grandes dilemas para o controle de estoque. Acompanhe:

. Quanto comprar do fornecedor?
. Quanto ter disponível no estoque?
. Quando comprar do fornecedor?
. Quando parar de comprar do fornecedor?

São alguns dos questionamentos que a empresa tem de enfrentar, principalmente quando existe risco de vencimento da mercadoria e que é o caso dos alimentos sazonais: frutas, legumes, ovos de páscoa, etc.

Usando a tecnologia para anular o desperdício
A tecnologia é a principal responsável por permitir mais otimização e precisão na coleta de dados no controle de estoque. Isso porque ela possui inúmeras vantagens que aceleram e barateiam o processo.

Listamos três motivos para que você perceba a sua importância no tema supracitado:

Relatórios Instantâneos

O resultado da coleta de dados é imediato. Isso quer dizer que se a empresa precisar comprar mais do fornecedor, ou ter que parar de comprar produtos (porque a venda caiu) saberá o quanto antes.

Por consequência, os erros (compras a mais ou falta de produtos) ficam mais raros. A assertividade no controle é ideal para esse imediatismo que pedem os produtos sazonais.

Controle de produtos vencidos

O controle de estoque precisa sempre averiguar o vencimento de produtos. Com um controle otimizado e tecnológico é possível fazer isso também de forma imediata, sem correr o risco de perder mercadorias.
A perda de mercadorias é um dos principais motivos que levam empresas a terem crises financeiras. Evitar esse risco é fundamental quando se trabalha com produtos sazonais, de pouca duração e, às vezes, validades muito curtas.

Relatórios eficientes

A médio e longo prazo a tecnologia gera relatórios eficientes para que, no próximo ano (próxima estação) a empresa tenha mais assertividade na quantidade comprada de produtos sazonais.

O que isso quer dizer? Simples, é possível observar erros e analisar a quantidade de produtos vendidos através de relatórios. Esses números são importantes para que, no próximo período, a sua empresa não compre a mais ou a menos que a demanda.

Controle de Estoque otimizado

A tecnologia é a principal ferramenta na otimização de controle de estoque de diversas empresas. Principalmente daquelas que possuem produtos sazonais, com datas de validade curtas e que podem estragar de acordo com o clima e o tempo.
Além disso, a tecnologia do KCollector pode pode ajudar empresas que atuam com outros tipos de produtos sazonais, e precisam lidar com o acúmulo deles no estoque. Por exemplo, imagine que uma empresa compra grande demanda de ventiladores, no verão.
Mas uma mudança climática refresca o clima e os ventiladores não são vendidos. Além de ocuparem espaço na empresa, as caixas pode ser danificadas com o tempo, e o dinheiro investido não é retornado.

Para não correr esse risco, consulte o KCollector.

Matéria: Antônio Deus e Guilherme Côrtes
Revisão: Guilherme Côrtes

Vai uma dica de como lidar com produtos sazonais no controle de estoque? was last modified: março 15th, 2019 by KCollector Coletor de dados
Nenhum comentário
Publicar um comentário

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com