Blog

Ilustração representando a ideia de Indústria 4.0, mostrando as quatro "eras industriais".

Indústria 4.0

Ilustração representando a ideia de Indústria 4.0, mostrando as quatro As “quatro revoluções da indústria”. Christoph Roser em [http://www.allaboutlean.com] AllAboutLean.com CC BY-SA[/caption]

O contexto Digital na Indústria

Se você pertence ao mundo dos negócios, provavelmente conhece o termo ou já sabe do que se trata.

Caso não saiba, fique conosco que falaremos mais sobre este assunto que vem estampando capas de revistas especializadas Brasil afora.

Bom, as revoluções industriais vêm ocorrendo e alterando seus alicerces conforme a tecnologia avança.

O surgimento da motorização a vapor inicia o processo, que teve o ápice na produção em massa e eletricidade. Este último período, inclusive, recebe a maior atenção e tem, talvez, sua maior produção intelectual sobre si mesma.

Facilmente encontra-se em qualquer escola de negócios vasta bibliografia sobre linhas de montagens e melhores práticas de produção seriada. E mesmo antes de pensar em fazer faculdade, deve ter ouvido sobre o assunto na escola.

Na sequência a este período, seguindo a evolução da tecnologia, a automação se espalha até mesmo pelas fábricas mais modestas.

Porém, esta era da automação se dá de forma breve. Não pelo abandono da automação como forma de produção, mas sim pelo crescimento exponencial da importância dos dados atualmente.

Neste ponto da história é que surge esta tal de “4.0”. Este sufixo agrega à produção a preocupação de coletar dados durante a produção no intuito de criar uma “smart factory”.

E em quê esta smart factory beneficia a produção que já é automatizada?

Particularmente, acreditamos que os benefícios diretos desta conectividade e extração de dados para a automatização ainda estejam para surgir. Já para um produção que ainda é híbrida ou que permaneça baseada no esforço humano, esta coleta tem muitos benefícios.

Estes benefícios estão diretamente ligados à políticas como as de Melhoria Contínua, World Class Manufacturing e Lean Manufacturing.

A adoção de tecnologias atreladas à informação e tratamento de dados no chão de fábrica vem sendo chamado de Digital.

Adoção Global do Digital

Diversas empresas de proporções transnacionais hoje empregam grandes esforços no desenvolvimento e aquisição de talentos Digital. A simples leitura de código de barras para controle de inventário em linhas de produção já pode ser considerada uma iniciativa Digital.

Porém, o emprego de ações como estas só são valorizadas hoje pelas empresas se estiverem atreladas às suas políticas de melhoria na produção. “Digitalizar” práticas ruins não melhora em nada e obviamente não agrega valor ao fluxo de produção.

Assim, deixamos a reflexão: não seria interessante poder testar de maneira fácil e flexível algumas práticas Digital no fluxo de uma produção? E qual seria a melhor maneira de prototipar e experimentar ferramentas? A aquisição de equipamentos para testes de experimentação podem não ser muito bem-vistas pela direção em certas ocasiões.

Vemos portanto que soluções como o KCollector com modelo de negócios baseado em Software as a Service (ou SaaS), trazem flexibilidade para auxiliar a implementação de uma cultura Digital nas empresas.

Podendo ser utilizado em qualquer aparelho Android, tem fácil instalação e disponibilizamos planos de licenças mensais (que atendem muito bem a um cenário de testes e experimentações) até planos anuais com descontos que reduzem o custo a partir da implementação. Além é claro da adaptabilidade e escalabilidade instantânea que nossa ferramenta permite, onde uma licença pode ser utilizada em várias plantas, desde que não seja ao mesmo tempo.

Conheça mais o KCollector e perceba cada dia mais vantagens para o seu negócio.

Indústria 4.0 was last modified: agosto 20th, 2018 by KCollector Coletor de dados
Nenhum comentário
Publicar um comentário

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com