Blog

coletores de dados

Como monitorar alunos na escola com coletores de dados?

Uma das principais preocupações dos pais é a segurança das crianças. Quando o assunto é pensar na proteção dos filhos, a maior parte dos pais questiona a escola no intuito de conhecer melhor os mecanismos de segurança. Neste sentido, uma das formas mais eficazes de garantir a proteção das crianças e adolescentes dentro do âmbito escolar é contando com coletores de dados.

O que são os coletores de dados?

Os coletores são dispositivos que possuem um leitor de código de barras acoplado. Para garantir a sua eficiência e ocupação de pouco espaço, é comum que estes dispositivos sejam pequenos e portáteis, assim, podem ser facilmente transportados e levados em campo.

O coletor de dados é utilizado para efetuar a leitura de código de barras, armazenar informações .txt com o objetivo de posteriormente descarregar os dados no sistema de gestão empresarial. Desta forma, os dados processados e transformados em informação tornam-se um importante componente para as decisões empresariais.

Importância dos coletores de dados para as empresas

No que tange à importância, contar com aparelhos desse tipo deixou de ser uma escolha e se transformou em uma necessidade principalmente para as empresas que desejam alcançar excelentes níveis de posicionamento no mercado.

Mediante o uso de tais dispositivos é possível coletar dados em poucos segundos com extrema segurança e confiabilidade. Além disso, o seu uso evita a coleta de informações sob o modo manual. Cabe salientar que essa forma primitiva de coletar dados aumenta as chances de ocorrência de erros, gastos desnecessários e desperdício de tempo e recursos.

Se o objetivo é fazer o controle de estoque e saber quantos itens de cada produto estão à disposição, os coletores têm especial relevância. Isso porque ao usá-los o controle de inventário de patrimônio e estoque pode ser muito mais fluído e rápido.

Quando o coletor de dados conta com a tecnologia RFID, a captação de informações é ainda mais ágil, uma vez que o aparelho utiliza ondas de rádio. Como consequência é possível alcançar ótimos níveis de produtividade e otimizar os resultados. A integração com o sistema ERP de gestão também é um importante diferencial.

No que se refere a sua utilização no setor de prestação de serviços, mais precisamente no âmbito escolar, o coletor de dados é de grande valia. Isso porque mediante o uso de um dispositivo com tecnologia RFID é possível controlar a frequência dos alunos, evitar fugas durante o horário escolar, controlar quem entra e sai da instituição, etc. Estas informações coletadas ficam armazenadas no sistema.

Coletores de dados na escola: Como eles podem ser úteis?

Conforme foi mencionado anteriormente, os coletores de dados são importantes artefatos no dia-a-dia escolar, pois permitem um melhor controle do fluxo de alunos. Por permitirem controlar o ingresso e a permanência dos alunos dentro da instituição de ensino, configuram uma via fundamental para a segurança das crianças.

Para que o controle de alunos possa ser feito através dos coletores, é preciso que a criança tenha um crachá ou algum documento com código de barras. Assim, a melhor alternativa é alocar um servidor com um aparelho coletor na entrada da escola. Desta forma, a entrada e saída de estudantes poderá ser monitorada.

Além de propiciar a segurança dos alunos, a adoção de coletores de dados evita que pessoas desconhecidas ou possível ameaças ingressem no perímetro escolar. Assim, tanto alunos quanto colaboradores ficam protegidos e muito mais seguros.

Outro aspecto importante a ser citado é que as informações coletadas pelos dispositivos são importantes para a gestão escolar. Através delas é possível saber quais alunos têm muitas faltas, quais séries são mais assíduas, entre outras informações interessantes para a melhora do gerenciamento escolar.

Optar pela adoção de um sistema que controle o fluxo de alunos é indispensável para a segurança dos mesmos. Deseja saber mais informações sobre o assunto?

Deseja adquirir coletores de dados de excelência para a sua escola? Acesse o site da KCollector e saiba mais detalhes sobre o sistema de coleta apropriado para a sua instituição.

 

Como monitorar alunos na escola com coletores de dados? was last modified: novembro 26th, 2018 by KCollector Coletor de dados
Nenhum comentário
Publicar um comentário

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com