Blog

Controle de estoque

Estoque em franquias – Siga o nosso passo a passo para evitar prejuízos

Caro empreendedor, você sabe que controlar estoque em franquias é uma atividade crucial para as pessoas que a empreendem. Essa responsabilidade se dá em razão de ter um grande marca em mãos, além da habitual prestação de compras.

Por isso, ter um estoque em franquias organizado é importante para ter a sua vida financeira em dia. Do contrário, o empreendimento pode ter que lidar com reclamações da clientela, o que pode prejudicar a marca da empresa que se está atuando.

Isso porque a falta de produtos, por exemplo, pode gerar a frustração ou irritabilidade de funcionários. E isso acaba desenvolvendo reclamações para a marca. Logo, podemos concluir que a responsabilidade não é apenas do representante da franquia.

Vencimento de produtos. Este é outro problema decorrente da falta de controle de estoque em franquias. Este entrave pode acarretar, além das multas habituais, perda de dinheiro em razão do investimento inicial.

Desafio em dobro. Listamos os principais desafios para gerir corretamente as franquias, são eles:

  • Internos: Como o controle de fluxo de caixa, a saúde financeira do negócio, a atração de público local, o marketing regional, etc.
  • Externos: Como o cuidado com o nome da marca, a prestação de contas, e as regras estabelecidas pela marca.

Para que o empresário não tenha problemas maiores, a atividade básica é o controle de estoque em franquias. Com isso é possível prevenir erros e produtos vencidos, organizar as demandas dos consumidores e ter um negócio sempre lucrativo.

Mas como fazer isso de maneira eficiente? Confira, a seguir, algumas dicas para otimizar e melhorar o controle de estoque em franquias.

Como fazer controle de estoque em franquias de maneira eficiente?

1 – Organizando as datas e horários

O primeiro passo é definir, a cada período (ano, semestre, bimestre, mês), quais serão as datas e os horários para a realização de coleta de dados dos estoques e análise das planilhas.

Essa etapa requer precisão e organização. Não corra o risco de ter produtos estragados sendo oferecidos aos consumidores!

2 – Treinamento de funcionários

O treinamento é fundamental para a sintonia da equipe e a preparação de colaboradores responsáveis. Principalmente quando há a inserção de novas tecnologias na otimização do processo.

Os treinamentos devem ser constantes e frequentes. A atualização do quadro de funcionários é importante para trazer novas ideias, novas ferramentas tecnológicas e até mesmo novas metodologias de controle de estoque em franquias.

Caso seja necessária a contratação de novos funcionários, não pense duas vezes! Ter em sua equipe funcionários experientes pode ser benéfico, ao invés de treiná-los do zero.

3 – Uso de ferramentas tecnológicas

As plataformas tecnológicas são muito importantes para os processos de coleta de dados e informações no controle de estoque em franquias. Muitas delas são adaptáveis em smartphones e possuem fácil usabilidade.

Praticidade. Em outras palavras, com pouco tempo de treinamento, seus colaboradores estarão preparados para lidar com o novo recurso. Ferramentas com layouts intuitivos e funcionalidades irão acelerar o processo de trabalho, trazendo resultados precisos!

A tecnologia também reduz erros e gastos extras. Sendo assim, a empresa tem ainda mais vantagens lucrativas e assertividade em seu gerenciamento de estoque. Correndo menos riscos de perder produtos ou prejudicar o nome da marca.

A tecnologia no controle de estoque em franquias

O KCollector é uma das principais ferramentas para o controle de estoque em franquias. Isso porque ele possui funcionalidades ideias para coletar dados e analisar os relatórios com informações de quantidade de produtos e datas de validades.
Com baixo tempo de treinamento, os colaboradores já estão preparados para usá-lo, acelerando a rotina de trabalho e obtendo resultados mais assertivos na coleta de dados.

Onde houver códigos de barras, o KCollector tem a solução!

Equipe KCollector

Matéria: Antônio Deus e Guilherme Côrtes
Revisão: Guilherme Côrtes

Estoque em franquias – Siga o nosso passo a passo para evitar prejuízos was last modified: março 11th, 2019 by KCollector Coletor de dados
Nenhum comentário
Publicar um comentário

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com